BIOGRAFIA DÁRIO

O Vereador José Dário Fortunato da Silva, mais conhecido por Dário do Sindicato é casado, agricultor familiar, graduando no curso de Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Dário nasceu no Sítio Umburana, zona rural de Santo Antônio/RN, sendo filho dos Agricultores Familiares Manoel Dário da Silva e Maria Fortunato da Silva.
Começou a sua luta social nos Grupos de Jovens da Igreja Católica, como a PJMP (Pastoral da Juventude no Meio Popular), de 1992 a 1995. Foi convidado pelo SAR (Serviço de Assistência Rural) para alfabetizar Jovens e Adultos na Frente de Alfabetização Popular (FAP), organizado pela Arquidiocese de Natal.
Dário associou-se no STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Santo Antônio, no ano de 1996, onde participou da chapa como tesoureiro.
Foi eleito Presidente do STR em 2003 e em 2007 foi reeleito por mais 04 anos.
Em 2009 Dário renuncia a Presidência do STR e ajuda na fundação do SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antônio, sendo eleito Presidente para um mandato de 04 anos: de 2009 à 2013.
Em 2013, Dário é reeleito Presidente do SINTRAF, com mandato até 2017.
A nível de estado, Dário foi eleito em 2007: Coordenador de Política Sindical e Organização da FETRAF/RN (Federação dos Trabalhares e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte), com mandato até 2010, quando foi reeleito para o mesmo cargo até 2014.

No ano seguinte em 2015, Dário foi eleito Coordenador de Formação e Educação Profissional da FETRAF/RN, com mandato até 2019.
Dário contribuiu com a criação da Cooperativa Estadual Mista da Agricultura Familiar Potiguar (COOPEFAP), tornando o primeiro presidente da Cooperativa, com mandato até 2014.
Dário filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) no ano de 1996 e em 2008, foi Candidato a Vice-prefeito de Santo Antônio, na chapa com a Ex-Prefeita Liliane Barbalho.
Em 2010 Dário é eleito Presidente do PT para um mandato de 02 anos.
Já em 2012, Dário foi eleito o 4º Vereador mais votado do município de Santo Antônio e o primeiro mais votado da base do Prefeito atual Lula Ribeiro, com 804 votos e do próprio PT.
Em 2013 é eleito Presidente do PT de Santo Antônio pela segunda vez, com mandato até 2017.
Nestas eleições, Dário é Candidato a reeleição de Vereador em Santo Antônio, fazendo parte da Coligação Com Fé e a Força do Povo, que tem como Candidato a reeleição, o atual Prefeito, Lula Ribeiro e como Vice-Prefeito, Ricardo Bolinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário