quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

VEREADOR DÁRIO PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE OS EFEITOS DA SECA

No dia 29 de Abril de 2013 na Câmara Municipal de Santo Antônio/RN, ocorreu a Audiência Pública para debater os efeitos da seca no município de Santo Antônio.

A Audiência Pública promovida pelo Mandato do Vereador Dário do Sindicato - PT, contou com a presença do Deputado Estadual Fernando Mineiro – PT; Prefeito Lula Ribeiro - PMDB; Vereadores: Goreth Orrico – PT; Júnior Nogueira – PSB; João Francisco das Chagas – PMDB; Paulo Cézar Chacon – PSD; Maria Lúcia Ferreira – PP; Priscila Laris – PRB e Gesiel Francisco – PSC. Participaram ainda da Audiência Pública: Ana Paola de Oliveira – SEMARH/RN; Francisco de Assis de Oliveira – CAERN; Padre Adelson Rodrigues; Juliana – EMATER/RN; Edvaldo Pinto – SAR; Fábio Fernandes e Francisco Antônio – Instituto Chapéu de Couro; Edan Bezerra e José Cícero – Sindicato dos Produtores Rurais. Os seguintes Secretários municipais também participaram do evento, os quais seguem: Secretário de Esportes – Jânio Bezerra; Genival Tomaz – Secretário de Administração; Damião José – Secretário de Tributação; Sueli Ribeiro – Primeira Dama e Secretária de Assistência Social; Carlos Renato – Secretário de Transportes; Erivan Cordeiro – Representante da Secretaria de Comunicação e Eventos.

As Associações Rurais do Município também comparecerem em grande número atendendo a uma convocação do Vereador Dário como foi o caso das seguintes representações das Comunidades: Mumbuca – Marcos Marreiro ; Camaleão – Severino Pedro; João Maria – Gravatá ; Erivaldo – Timbaúba ; Luzia – Lameiro ; Cleide e Jairo – Lagoa Comprida ; Ivanaldo – Baixio ; Jeronildo – Redenção ; Oliveira – Mundo Novo. Participaram ainda da reunião: Gildene – Coordenação do TERRASUL; Osmar Batista – Banco do Nordeste e TERRASUL; Humberto Gomes – Correios; Lenilson Mascena – Rádio Jacú FM e Diretores do SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antônio.

A Audiência Pública foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal – Gesiel Francisco que após formar a mesa das autoridades, concedeu a palavra ao Vereador Dário do Sindicato que foi o autor do Requerimento solicitando a Audiência Pública.

Em sua fala Dário justificou o seu requerimento da Audiência, devido os estragos que a seca provocou em nosso município como: perdas dos rebanhos, das lavouras e a escassez de água para consumo humano.

Já o Deputado Fernando Mineiro fez uma explanação sobre os efeitos da seca em todo o estado, além de demonstrar total apoio na luta da sociedade quanto às reivindicações de ações concretas do governo.

O Prefeito Lula Ribeiro parabenizou Dário pela iniciativa e falou sobre as ações do governo municipal para a convivência com a seca como o abastecimento d’água na zona rural e demonstrou total apoio as reivindicações da população.

Já o Padre Adelson Rodrigues cobrou ações concretas para a solução dos problemas enfrentados pela população.

A representante da Secretaria de Recursos Hídricos – SEMARH/RN – Ana Paola falou da perfuração de 150 poços tubulares na região agreste e demonstrou solidária as reivindicações do povo.

O representante da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN – Francisco de Assis falou sobre investimentos do governo na ampliação do fornecimento de água na região.

Logo depois foi aberto espaço para que a população pudesse opinar e reivindicar ações do governo como: A falta d’água no Distrito de Redenção e na cidade; Burocratização para aquisição do milho da CONAB; Cortes de benefícios do Garantia Safra sem justificativa; Crédito para o homem do campo; Perfuração de poços tubulares; Reservatório de água nas comunidades, entre outros assuntos de interesse da população.

Após o debate, foram tirados diversos encaminhamentos após a audiência como, por exemplo: A formação de uma comissão fiscalizadora que acompanhará junto ao governo as demandas da população.

Ao final do evento foi servido um lanche para todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário